Degraus Engenharia

Responsabilidade Social

Não há nenhum setor da economia que possa permanecer indiferente à questão da sustentabilidade. É cada vez mais evidente que qualquer atividade humana tem, direta ou indiretamente, um impacto sobre o finito estoque dos recursos naturais e que é necessário desenvolvermos práticas que otimizem estes recursos, um dos motivos para a Degraus Engenharia intensificar o seu envolvimento pela responsabilidade social. 

 A empresa foi uma das 15 empresas selecionadas pela CVRD (Companhia Vale do Rio Doce) entre todos os seus fornecedores, para participar do programa TEAR - “Tecendo Redes Sustentáveis”, programa para desenvolvimento de práticas de responsabilidade social, orientadas pelo INSTITUTO ETHOS. Com isso a empresa planeja ações, buscando maior atuação social e uma maior participação no mercado.  

O setor da construção civil é um bom exemplo desta nova atitude. A cada dez prédios de apartamentos construídos, poderiam ser erguidas outras duas unidades. O desperdício de matérias primas, água, energia e o impacto ambiental gerado pelos resíduos “entulho de obra” é significativo. 

Isto fez com que a Degraus introduzisse novas técnicas, e ferramentas de gerenciamento para as obras, reduzindo visivelmente o impacto ambiental da atividade. Para estabelecermos relações duradouras com os clientes, oferecemos serviços certificados pela qualidade e transparência em todo tipo de comunicação.  

Orientamos a execução dos serviços sobre critérios e leis ambientais que possam ser aplicadas a arquitetura e ao produto, como técnicas de "construção verde". Estas técnicas vêm obtendo um número cada vez maior de adeptos entre os consumidores, principalmente aqueles mais preocupados com as questões ambientais e com a qualidade de vida. 

Os últimos anos foram de grandes mudanças na construção. Depois da crise de energia que o país atravessou em 2001, provocando o freqüente aumento das tarifas de energia elétrica, chuveiros elétricos vêm sendo substituídos por sistema a energia solar e gás. A água, recurso que também se torna cada vez mais escasso e por isso também mais custoso, está sendo economizada e reaproveitada. Muitos prédios já estão sendo construídos com sistemas de reuso de água cinza (a água dos lavatórios e chuveiros). Depois de passar por um processo de tratamento, esta água - correndo por uma tubulação separada - volta a ser usada como água de descarga dos banheiros. Os mesmos edifícios também deverão ser equipados com cisternas no subsolo, onde depois de captada e tratada a água da chuva será usada para lavagem de áreas comuns do prédio. Os apartamentos estão sendo equipados com medidores individuais do consumo de água, de modo a possibilitar a cada morador o controle de seus gastos e pagamento individualizado da taxa de água.

Incentivamos relações éticas e a socialmente responsáveis, nas políticas da empresa, nas práticas e nas relações com stakeholders. Isso significa responsabilidade social da empresa em relação à comunidade, colaboradores, fornecedores, meio ambiente, governo, poder público, consumidores, mercado e acionistas. Com os fornecedores desenvolvemos parcerias que permitam trabalhar com estoques mínimos, e estímulo a doação de produtos para fins sociais. Ao público interno é oferecido oportunidade de desenvolvimento, através dos treinamentos.  

Os colaboradores são incentivados a participarem dos programas desenvolvidos pela empresa, e também a ingressarem em projetos sociais externos.

 

Algumas ações tomadas pela Degraus para contribuir para o desenvolvimento sustentável são: 

  • Projeto Casa Popular, parceria com a Prefeitura Municipal de João Monlevade – MG e fornecedores para arrecadar materiais para construção de uma casa que será doada à população;
  • Participação na doação de uma ambulância ao SEVOR, grupo voluntário que presta resgate a acidentes na BR-381;
  • Venda da sucata acumulada no programa de 5S, com objetivo de fazer um caixa para alguma campanha social no final do ano;
  • Reutilização das madeiras na execução dos serviços, sem comprometer a qualidade do serviço, diminuindo o desmatamento das florestas;
  • Utilização de papel reciclado e papel rascunho;
  • Campanhas de conscientização quanto à economia de energia e água;
  • Programa de Coleta Seletiva, com destinação dos resíduos a Associação de Catadores de Resíduos Recicláveis;
  • Plantio de árvores no Parque do Areão e Nascentes de Três Rios que banham João Monlevade – MG;
  • Plano de saúde, e campanhas de vacinação para os funcionários;
  • Estímulo aos funcionários à prática de esportes, através de jogos de futebol durante a semana; 
  • Proibição da mão-de-obra infantil na empresa e entre seus fornecedores;
  • Investimento em treinamentos aos funcionários;
  • Contratação de um tecnólogo em Meio Ambiente, para executar atividades relativas ao meio ambiente;
  • Doação de sobras de materiais e pontas de estoque à população. 
  • Em reconhecimento às práticas de Responsabilidade Social desenvolvidasdas pela Degraus, a empresa foi indicada ao Prêmio Fornecedor VALE - Destaque em Responsabilidade Social no ano de 2008.